Tomografia de Coerência Optica

Doenças oculares podem ter diagnóstico mais preciso devido ao novo exame OCT
O exame estuda o globo ocular em todos os detalhes para um exame objetivo
Doenças oculares agora podem ter um diagnóstico mais rápido e preciso devido ao novo exame OCT-Tomografia de Coerência Óptica.
A tecnologia inovadora já está presente na clínica Tércio Rezende após a recém chegada de aparelhos que permitem a sua execução.

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

A Tomografia de Coerência Óptica ou OCT, é um exame não-invasivo que usa a luz para obter uma imagem transversal da retina e, portanto, avaliar as alterações da doença que está acometendo-a. O OCT permite ver todas as camadas da retina e medir a sua espessura, por isto é útil no diagnóstico de doenças como o glaucoma e retina. Além disto o aparelho nos fornece a possibilidade de comparar o exame atual com o anterior e assim, avaliar se a doença está respondendo ao tratamento com injeções dentro do olho

Como é feito o exame

No início do exame seus olhos podem ou não ser dilatados com colírios. Isto porque, pessoas com pupilas pequenas dificultam a obtenção do exame com qualidade. Entretanto, hoje em dia com a evolução da tecnologia, o exame pode ser realizado sem pingar colírios em grande número de paciente. Por conseguinte, o paciente não precisa trazer acompanhante consigo. O nome tomografia pode assustar o paciente pois ele acha que irá entrar dentro de um tubo para o exame. Mas é diferente, de uma maneira geral, o paciente senta em frente de uma aparelho, como na foto acima, e repousa o queixo e a testa até que o exame seja realizado.

A duração do exame é de 5 minutos aproximadamente e não há toque no olho do paciente

Finalidade do Exame

A tomografia de coerência óptica é um exame fundamental para diagnosticar, acompanhar e direcionar tratamentos oftalmológicos relevantes e de grande prevalência entre a população como a:

• Retinopatia Diabética;
  • Retinopatia Hipertensiva;
  • Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI);
  • Glaucoma, entre outras.

Sua facilidade em obtenção de imagens, reprodutibilidade e grande eficácia no diagnóstico e seguimento das patologias oculares fazem da tomografia de coerência óptica um dos principais métodos diagnósticos da atualidade.

O que é a retina e como ela funciona?

Qual é a importância da retina para os olhos e como ela funciona? A verdade é que essa membrana é a responsável por enxergarmos o mundo como ele realmente é. A retina é fundamental para a qualidade e detalhamento da visão. Quando a luz externa chega até os olhos, ela é enviada para um tecido nervoso que fica no fundo dos olhos. Para que isso aconteça, ela deve passar pela pupila e pelo cristalino, chegando até a retina. Com seus fotorreceptores e suas 10 camadas celulares, a retina reverte a luz em sinal elétrico, que é enviado rapidamente ao cérebro. Então, ele corrige a imagem recebida para o tamanho real. Porém, cabe aos fotorreceptores da retina processarem as cores e formatos captados.

Benefícios do Exame

As imagens 3D permitem um diagnóstico eficaz e seguro. O exame é indolor e não há nenhum tipo de contato com o olho do paciente. O aparelho apenas fica apenas a poucos centímetros dos olhos.Os aparelhos utilizados no exame de tomografia de coerência óptica atualmente permitem vários tipos de varreduras, as quais conseguem avaliar o disco óptico e as fibras nervosas da retina, auxiliando assim, no diagnóstico de diversas doenças

O exame é indicado no diagnóstico e acompanhamento de doenças oculares como retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, buraco macular e como pré-operatório de cirurgia de catarata

O exame não pode ser feito em caso de opacidade de meios significativa que impeçam exame de fundo de olho, como catarata densa ou hemorragia vítrea severa