Catarata

A Catarata consiste na opacidade parcial ou total do cristalino (lente natural do olho). Geralmente atua de maneira progressiva. Inicia-se com a diminuição da acuidade visual mesmo com correção óptica.

Como é a Catarata?

É uma doença ocular que pode ser congênita (mais rara) ou adquirida, que é a forma mais frequente. As cataratas adquiridas, em geral, ocorrem em pessoas acima dos 60 anos e também são conhecidas como cataratas senis (envelhecimento do cristalino). Traumas oculares, uso de corticoesteróides, inflamações intra-oculares, exposição excessiva à radiação ultravioleta e diversas doenças associadas, como o diabetes, por exemplo, são causas conhecidas.

Sintomas de catarata

Além de causar a diminuição da visão, as pessoas podem observar imagens duplas, confusão para ver e distinguir cores, alteração freqüente do grau de óculos, muita dificuldade para a leitura e a distância também e visão pior com luminosidade. Pode ocorrer bilateralmente e ainda é a maior causa de cegueira no mundo, atingindo milhões de pessoas.

Tratamento de catarata

Não existe tratamento clínico para catarata, este é sempre cirúrgico. A partir do momento em que a baixa acuidade visual não é mais corrigida com o uso de correções ópticas há indicação cirúrgica. O momento propício para a realização da cirurgia depende também do prejuízo e do comprometimento que esta opacificação vem trazendo ao cotidiano e as funções habituais do paciente. Consulte o nosso especialista em catarata e saiba mais.

Diagóstico

Nas fases iniciais, a catarata pode ser assintomática. Conforme a doença avança, o paciente pode sentir como se o grau dos seus óculos estivesse desatualizado, com um embaçamento visual progressivo. Em alguns casos, pode haver perda da visão de cores e redução do campo de visão.

Como é feito o Tratamento?

A única forma de tratamento é a cirúrgica. O procedimento consiste na substituição do cristalino (lente natural) opacificado por uma Lente Intraocular.A cirurgia pode ser realizada de duas formas:

Laser: o uso da tecnologia permite que a incisão (corte) seja personalizada, de acordo com a curvatura de cada córnea, proporcionando maior segurança e precisão para o médico e para o paciente.

Manual: o médico realiza pequenos incisões (cortes) manuais na córnea. Em ambos os tipos de procedimento é necessário a implantação da Lente Intraocular artificial para substituir a lente natural (cristalino) opacificada.