Plástica Ocular

É uma especialidade que cuida das pálpebras e anexos oculares, como: glândulas, cílios e região periorbital. As pálpebras são estruturas responsáveis pela proteção dos olhos.

Como funciona?

Somente através de consultas de rotina e exames específicos, o médico oftalmologista pode avaliar a condição do paciente para tratamentos relacionados a patologias ou estética.

Quando é aplicável? (alguns Exemplos ) 

Entrópio ou ectropio Palpebral: São condições em que as pálpebras ficam mal posicionadas, se virando para dentro (entrópio) ou para fora (ectrópio). Normalmente, são decorrentes do processo de envelhecimento e vem acompanhadas de desconforto. O tratamento é, na maioria das vezes, feito através cirurgias realizadas sob anestesia local com sedação.

Ptose Palpebral: É quando ocorre a queda da palpebra diminuindo a fenda palpebral, pode ser congênita devido a traumas ou por conta da idade. além do comprometimento estético há comprometimento visual. O especialista em cirurgia palpebral poderá avaliar e indicar o melhor momento de realizar a correção bem como a melhor técnica a ser utilizada.

Dermatocalaze: excesso de pele ao redor dos olhos causada por predisposição genética ou envelhecimento. fatores que podem agravar: excesso de exposição ao sol, não uso de óculos de sol, tabagismo, má alimentação, sono de má qualidade e falta de exercícios físicos.

Tratamentos

Tratamentos: existem tratamentos clínicos, aplicação de toxina botulínica, tratamentos com laser e procedimentos cirúrgicos.

Alguns exemplos: Entrópio ou ectrópio palpebral. O tratamento é na maioria das vezes feito através de cirurgia corretiva realizada sob anestesia local com sedação.

Queda das pálpebras (PTOSE): O especialista em cirurgia palpebral poderá avaliar e indicar o melhor momento de realizar a correção bem como a melhor técnica a ser utilizada.

Dermatocalaze: o procedimento conhecido como blefaroplastia, é uma cirurgia em que pode ser retirado o excesso de pele e de bolsas de gordura das pálpebras superiores e/ou inferiores, e tem como objetivo rejuvenescer a região peri-ocular valorizando o olhar. é realizada sob anestesia local e sedação leve e dura de 45 a 120 minutos, dependendo da complexidade do tratamento.

Para quem é Recomendado

Homens, mulheres e crianças com as seguintes condições são recomendados para a plástica ocular:

*Depósitos excessivos de gordura nas pálpebras superiores e inferiores;

*Flacidez que  interfere nos contornos das pálpebras e até mesmo prejudica a visão;

*Excesso de pele, pálpebra caídas.

*Presença de cistos ou tumorações perioculares.

*Traumas que possam desconstruir a pálpebra.

*Cillios fora do lugar.

*Rugas perioculares.

*Espasmos perioculares etc.

CURIOSIDADES SOBRE A BLEFAROPLASTIA

Como é uma cirurgia de baixa complexidade, A anestesia utilizada é a anestesia local, combinada com sedativos leves para acalmar o paciente. na maioria dos casos, o paciente vai para casa imediatamente após a operação e é aconselhado a ficar em repouso para melhor recuperação.

Cuidados pós-operatório da blefaroplastia:

*repouso durante uma a duas semanas.

*compressas geladas.

*seguir tratamento prescrito corretamente.

*retornos programados com o médico.

A plástica ocular é uma especialidade do médico oftalmologista e cada caso deve ser totalmente avaliado e seu tratamento realizado por um profissional capacitado. vale a pena pesquisar bastante sobre o assunto e conversar com o seu oftalmologista, pois só ele pode descobrir outras questões e apontar a situação que funciona melhor para você.