Como Cuidar da Retina?
O diagnóstico é realizado pelo médico oftalmologista através do exame de fundo ocular e exames específicos auxiliares.
Benefícios do Tratamento
O mapeamento de retina pode contribuir para diagnósticos muito abrangentes. Poder avaliar o paciente de forma direta e sem invadir o corpo é um dos benefícios deste exame, que pode diagnosticar e avaliar a evolução de doenças como: hipertensão arterial, diabetes, doenças reumáticas, doenças neurológicas, doenças hematológicas e outras doenças causadas por alteração vascular, sanguínea ou nos nervos, além de todas as doenças oculares.


A visão é um dos sentidos mais importantes para os seres humanos. Este sentido é responsável por 90% de nossa percepção do ambiente. A retina é uma região muito importante para a visão humana, sua função é captar a luz e transformar em sinais elétricos que serão enviados para o cérebro, responsável por interpretar esses sinais e gerar as imagens. Portanto, devido à essencialidade dessa área do olho, as doenças que afetam a retina costumam ser muito prejudiciais para os pacientes. Dependendo da gravidade do problema, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.
Recuperação
O não tratamento cirúrgico do descolamento de retina leva a perda visual severa podendo evoluir para complicações futuras importantes como dor e atrofia do globo ocular. Noventa por cento (90%) dos descolamentos de retina são tratáveis cirurgicamente e resultam em melhora parcial da visão.
Rápidos resultados
A melhor maneira de se evitar o descolamento é consultar um médico ao primeiro sinal de problema, especialmente indivíduos que possuam um ou mais fatores de risco como os míopes. Consultas de rotina ajudam na detecção precoce de áreas frágeis na retina que necessitem tratamento preventivo. A detecção precoce do descolamento de retina aumenta consideravelmente a chance de sucesso do tratamento.