pterigio-o-que-e-sintomas-como-tratar

Pterígio, também chamada de carne no olho, é uma pele que cresce da conjuntiva em direção à córnea. Ela é uma doença lenta, mas que se não for tratada, pode afetar muito a visão.

Normalmente o mal ataca quem mora em países de clima tropical e próximos a linha do Equador como também quem fica muito tempo exposto à luz do sol.

Os principais sintomas são irritação dos olhos, sensação de corpo estranho, queimação, aversão a luz e olhos vermelhos. Para aliviar, é indicado o uso de pomadas e colírios. Mas só uma consulta a um médico especialista oftalmologista pode trazer um diagnóstico certo e preciso, já que a doença pode ser confundida com outros males como a catarata ou até o câncer na conjuntiva.

Se a pterígio chegar a atrapalhar muito a visão, ela pode ser retirada por intermédio de cirurgia, que só é indicada pelos médicos após alguns anos ou quando a visão ficar comprometida.

A técnica do transplante também traz bons resultados e chances pequenas da doença voltar. Já a raspagem, um dos tratamentos mais antigos para esta doença, não garante 100% de que a moléstia não irá retornar.

Alguns pacientes já preferem optar por terapias alternativas para evitar que a doença retorne como a betaterapia que dá uma ótima cicatrização.

O mais indicado é que ao apresentar qualquer irritação constante no olho que venha a incomodar ou até mesmo prejudicar a visão ir até um oftalmologista para fazer todo o exame do olho e descobrir se não é algo grave.

 

 

 

 

 

 

fonte:megadicas