page-235

Muitas patologias podem causar sérios danos à visão quando já estão em estado avançado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 180 milhões de pessoas em todo o mundo apresentam algum tipo de deficiência visual. Dos quais, 50 milhões já estão cegas e 135 milhões correm o risco de ficar.

Para alterar este quadro, a melhor solução ainda é a prevenção. Entretanto dados apontam que, no Brasil, a prevenção de doenças oculares ainda é muito aquém. Males como catarata, glaucoma e degeneração macular ainda cegam muitos brasileiros, mesmo sendo doenças passíveis de tratamento e controle.

Normalmente negligenciamos, cuidamos dos olhos apenas quando enfermidades aparecem, tais como: conjuntivite, terçol, cisco, irritação. Mas, não é apenas com isso que devemos ficar atentos.

A Clínica Tercio Rezende reforça a importância de visitar regularmente um profissional para prevenir várias doenças oculares. Faça um exame oftalmológico completo pois você pode pensar que sua visão está boa ou que seus olhos estão saudáveis, mas visitar seu oftalmologista para um exame completo é a única forma de ter certeza. Quando se trata de problemas simples, algumas pessoas não percebem que poderiam enxergar melhor se usassem óculos ou lentes de contato. Além disso, algumas doenças oculares crônicas comuns como o Glaucoma, Retinopatia Diabética e Degeneração Macular normalmente não apresentam sintomas. A única forma de detectar essas patologias em estágio inicial é realizando exames completos.