alergia

Os seus olhos são um alvo fácil para alérgenos e substâncias irritantes, porque, tal como a sua pele, estão expostos e são sensíveis.

As alergias nos olhos também são conhecidas como ‘conjuntivites alérgicas’, e constituem uma reação a alérgenos do interior e do exterior, como pólen, bolores, ácaros do pó ou pêlos e pele de animais domésticos. Estes atingem os seus olhos causando inflamação da conjuntiva, o tecido que reveste o interior das suas pálpebras e ajuda a manter úmidas as suas pálpebras e o globo ocular. As alergias nos olhos não são contagiosas.

Outras substâncias irritantes, como sujeira ou fumaça, cloro, etc. e mesmo vírus e bactérias, podem aumentar o efeito das alergias nos olhos, ou causar sintomas de irritação similares às alergias nos olhos em pessoas que não são alérgicas. Certos medicamentos e cosméticos também podem causar sintomas alérgicos.

Sintomas dessas alergias

Se o seu olho sentir algum alérgeno ou substância irritante, o seu organismo liberará umas substâncias químicas chamadas de histaminas, as quais, por sua vez, causam uma inflamação. Os sintomas comuns das alergias nos olhos resultam desta inflamação.

Eles ficam vermelhos, com prurido, ardem, lacrimejam e ficam inchados com uma sensação de areia nos olhos. Estes sintomas podem ser acompanhados por um nariz escorrendo ou coceira no nariz, espirros, tosse ou uma dor de cabeça bem na região central da testa. Também pode ficar com a sua visão temporariamente embaçada, ou sentir-se distraído, improdutivo ou cansado.