O que você precisa saber sobre doação de córneas

Início/Destaque, Notícias/O que você precisa saber sobre doação de córneas

O que você precisa saber sobre doação de córneas

Transplante de córneas pode ajudar a recuperar a visão de pessoas com doenças oculares

A córnea é o tecido transparente que fica à frente do olho, podendo ser comparada, de maneira simplificada, ao vidro do visor de um relógio. Se doenças fizerem com que este tecido se torne opaco, a pessoa pode ter a visão altamente comprometida, ou até mesmo ficar cega. Preparamos este artigo para falar mais sobre a doação de córneas e suas características. Fique atento e conheça tudo o que você precisa saber sobre doação de córneas.

Um único doador pode ajudar muitas pessoas

A doação de córneas é um gesto que pode ajudar muito! Um único doador pode beneficiar até dez pacientes com seus tecidos. A taxa de sucesso da cirurgia de córneas é alta, em torno de 95%. Além da córnea em si, o tecido branco dos olhos, chamado de esclera, também pode ser utilizado cirurgicamente na recuperação de doenças oculares.

Qualquer pessoa pode doar córneas

Pessoas qualquer idade ou sexo podem doar córneas, mesmo que tenham problemas de correção ocular como miopia e astigmatismo. Para as córneas e os tecidos utilizados nos procedimentos cirúrgicos, problemas como os citados não interferem em nada.

É importante avisar a família sobre a intenção de doar, mas a decisão é deles

Quando a pessoa falecer, sua família terá a decisão sobre a doação ou não das córneas. Em vida, converse com seus familiares e manifeste o desejo de doar. Mesmo que você não tenha manifestado, eles podem tomar a decisão de doar seus tecidos oculares. Procure um banco de olhos e leia os informativos.

A retirada dos tecidos oculares raramente deixa qualquer vestígio

Para a doação de córneas são utilizadas modernas técnicas cirúrgicas que não deixam qualquer vestígio aparente no aspecto físico do doador. No entanto, eventualmente podem acontecer complicações resultantes de medicamentos que o paciente tenha tomado ainda em vida, causando sangramentos que podem deixar sinais. As equipes cirúrgicas estão prontas para lidar com estas situações e minimizar as marcas.

Cuidados com o doador após o falecimento são muito importantes

Uma pessoa só pode fazer a doação de suas córneas após a atestação de seu óbito. Com a morte já confirmada, o ideal é que as córneas sejam retiradas em até seis dias. Para manter a saúde das córneas, é importante manter as pálpebras sempre fechadas e colocar gelo sobre os olhos do paciente, cuidando para não exagerar na quantidade, exercendo peso, e nem permitindo que entre água nos olhos.

Ninguém recebe e nem paga nada pela doação

Doar as córneas é um ato humanitário. Portanto, a família do doador não paga para doar, tampouco o receptor para receber. No entanto, os dados de ambos os pacientes são sigilosos por lei, e não há objeção religiosa conhecida em relação à doação de tecidos oculares. De forma geral, as crenças entendem a doação de córneas como uma boa ação.

Fonte: APABO – Associação Pan-Americana de Bancos de Olhos

2017-09-23T11:52:13+00:00 23/09/2017|Destaque, Notícias|