p glaucoma12

Glaucoma é uma doença causada principalmente pela elevação da pressão intraocular, o que provoca lesões no nervo óptico, comprometendo a visão. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Tipos de Glaucoma:

-glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto: representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração a pressãp intraocular.

-glaucoma congênito : forma mais rara. Acomete recém-nascidos.

-glaucoma secundário: decorre de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas, etc.

Sintomas:

Glaucoma é uma doença assintomática no início. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. De modo geral, a doença aparece com mais frequência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade.

Diagnóstico

A pressão intraocular acima da média e alterações do nervo óptico são detectados com exames prévios. Pessoas que sofrem de diabetes, ter mais de 35 anos e histórico familiar positivo para glaucoma, portadores de córnea fina (detectados no exame oftalmológico) e raça negra são pacientes de risco de glaucoma.

Tratamento

Inicialmente, o tratamento é clínico e à base de colírios. Existem drogas por via oral, mas só devem ser indicadas em casos emergenciais.

Existe também o tratamento cirúrgico, necessário quando o tratamento clínico não é o suficiente para o controle da pressão intraocular. Já o glaucima crônico, tipo mais comum, exige o uso constante de colírios pela vida inteira porque não há cura.

Recomendações

Consulte com regularidade o oftalmologista, principalmente  a partir dos 35 anos. O diagnóstico precoce é fundamental para o controle da doença.