Glaucoma é uma doença causada principalmente pela elevação da pressão intraocular, o que provoca lesões no nervo óptico, comprometendo a visão. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.
Tipos de Glaucoma:
-glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto: representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração a pressãp intraocular.
-glaucoma congênito : forma mais rara. Acomete recém-nascidos.
-glaucoma secundário: decorre de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas, etc.
Sintomas:
Glaucoma é uma doença assintomática no início. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. De modo geral, a doença aparece com mais frequência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade.
Diagnóstico
A pressão intraocular acima da média e alterações do nervo óptico são detectados com exames prévios. Pessoas que sofrem de diabetes, ter mais de 35 anos e histórico familiar positivo para glaucoma, portadores de córnea fina (detectados no exame oftalmológico) e raça negra são pacientes de risco de glaucoma.
Tratamento
Inicialmente, o tratamento é clínico e à base de colírios. Existem drogas por via oral, mas só devem ser indicadas em casos emergenciais.
Existe também o tratamento cirúrgico, necessário quando o tratamento clínico não é o suficiente para o controle da pressão intraocular. Já o glaucima crônico, tipo mais comum, exige o uso constante de colírios pela vida inteira porque não há cura.
Recomendações
Consulte com regularidade o oftalmologista, principalmente a partir dos 35 anos. O diagnóstico precoce é fundamental para o controle da doença.