oftalmologico-crianca

 

As férias escolares é momento propício para passeios, viagens, momentos de lazer e descanso, principalmente para crianças que estarão, a partir de fevereiro, voltando para as salas de aula. No entanto, os pais também devem aproveitar o período para garantir o check-up oftalmológico de seus filhos, tendo em vista um retorno às aulas com a saúde ocular em plena forma.

Na anatomia humana, o sistema visual na infância é considerado imaturo, com desenvolvimento previsto para a fase de crescimento da criança. Assim, a detecção de possíveis erros de refração e doenças oculares congênitas devem ser diagnosticadas e tratadas, quando possível, de forma precoce, evitando maiores prejuízos à qualidade de vida e à saúde ocular.

Entre os erros de refração mais comuns estão a miopia e a hipermetropia, ambos com grande influência no comportamento de crianças e até mesmo no desempenho escolar. Um dos indicativos comuns da miopia, por exemplo, é a aproximação de objetos, principalmente livros e cadernos no momento da leitura.

As consultas clínicas com o oftalmologista pediátrico são essenciais para o diagnóstico preciso de possíveis doenças oculares, registrando na detecção precoce a possibilidade de evitar o comprometimento visual, bem como o atraso no aprendizado e no desenvolvimento da criança.

 

 

 

fonte: dayhorc