Catarata: onde encontrar um oftalmologista Cassi em Teresina

Por: Tércio Rezende | novembro 29, 2023

Catarata: onde encontrar um oftalmologista Cassi em Teresina

Doenças oculares podem surgir silenciosamente e quando diagnosticada pode estar em estágio avançado, uma delas é a catarata. Essa condição tem tratamento e você, beneficiário Cassi em Teresina pode agendar uma consulta para saber melhor como se cuidar, caso apresente sintomas da doença.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a catarata atinge 25% dos brasileiros com mais de 50 anos. Por ser uma doença que acomete as pessoas mais velhas, é necessário ter uma rotina de consultas com um oftalmologista para prevenir o avanço dela.

O que é Catarata?

A catarata é uma condição médica que afeta o cristalino do olho, lente natural responsável por focalizar a luz que entra pela retina. 

O cristalino é uma estrutura opaca e transparente, mas com o envelhecimento e fatores, como exposição excessiva à luz ultravioleta, tabagismo, diabetes e uso de certos medicamentos, ele pode se tornar opaco e turvo. 

O turvamento do cristalino resulta em visão embaçada e pode levar a uma diminuição significativa da acuidade visual. 

Sintomas da Catarata

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e dependem, em parte, do estágio de desenvolvimento da catarata. Alguns dos sintomas mais comuns da catarata incluem: 

Visão embaçada

A visão torna-se turva, como se olhássemos através de um vidro embaçado. 

Dificuldade em enxergar à noite

A visão noturna pode ser especialmente prejudicada, com manchas e deslumbramentos ao redor do seu campo de visão. 

Sensibilidade à luz 

A pessoa com catarata pode tornar-se mais sensível à luz intensa, tornando difícil a exposição a luz solar forte ou luzes brilhantes. 

Perda de contraste e cores desbotadas

A capacidade de distinguir objetos com pouca diferenciação de cores ou baixo contraste pode ser afetada. Além disso, as cores podem parecer menos vívidas ou perder a intensidade devido à opacidade do cristalino. 

Necessidade frequente de atualizar a prescrição de óculos

A visão piora progressivamente, exigindo ajustes frequentes na prescrição de óculos para manter a visão nítida. 

Dificuldade em ler ou realizar tarefas

A catarata pode dificultar a leitura, atrapalhar na hora de dirigir, dificultar sua noção de altura e espaço, podendo ocasionar acidentes graves ou domésticos. 

Quais os tipos de catarata?

Além da doença em si, ela pode se manifestar de diferentes formas que definem os tipos a serem diagnosticados por um oftalmologista, seja por meio de exames ou histórico do paciente. São elas: 

Catarata Senil 

É o mais comum e está ligada a idade. Portanto, ela ocorre devido ao envelhecimento do cristalino, causando a perda da transparência e impedindo o paciente de seguir uma rotina normal. 

Além disso, ela é dividida em três sub-tipos:

  • Catarata Nuclear: Afeta a parte central do cristalino, a região chamada de núcleo. Causa visão embaçada, dificuldade de enxergar à noite e percepção de cores desbotadas;
  • Catarata Cortical: A opacidade começa nas bordas do cristalino e se estende em direção ao centro. Pode causar manchas em seu campo de visão e vista embaçada;
  • Catarata Subcapsular Posterior: Ela afeta a parte de trás do cristalino, logo atrás da cápsula que o envolve. É mais comum em pessoas com diabetes e pode causar visão embaçada ao ler. 

Catarata Traumática

São causadas por algum trauma ou lesão sofrida, como um golpe no olho. A lesão pode danificar as fibras do cristalino, levando a formação da catarata. 

Catarata Secundária

Esse tipo pode se desenvolver como resultado de outras condições médicas, como diabetes, uso de medicamentos esteroides, exposição à radiação ou trauma ocular. 

Catarata Congênita

Alguns bebês já nascem com catarata ou desenvolvem nos primeiros anos de vida. Isso pode ser causado por fatores genéticos, infecções durante a gravidez ou lesões oculares no nascimento. 

Onde tratar Catarata em Teresina? 

A Clínica Tércio Rezende é referência no tratamento de catarata em Teresina. E, se você é beneficiário do convênio CASSI, você tem acesso especializado para consultas e realização de exames com uma estrutura preparada e profissionais habilitados. 

Além das consultas e exames, temos disponível em nossa clínica a realização da cirurgia de catarata que é a única forma de tratamento para a catarata. Conheça mais, clicando aqui

Cirurgia de Catarata em Teresina: Descubra como pode restaurar a sua visão

Nossa clínica conta com mais de 25 oftalmologistas especializados para promover uma melhora na qualidade de saúde de nossos pacientes.

Não deixe a catarata atrapalhar a sua vida, agende uma consulta e cuide da saúde dos seus olhos. 


Agende sua consulta agora

ÚLTIMAS POSTAGENS DO BLOG

Quando procurar um Oftalmologista em Teresina

Quando procurar um Oftalmologista em Teresina

Você já se pegou sentindo dores ou desconforto nos olhos? A busca por um oftalmologista em Teresina pode ser a...

Leia mais
Como a Blefaroplastia Pode Mudar sua Vida

Como a Blefaroplastia Pode Mudar sua Vida

A cirurgia plástica de blefaroplastia pode ser uma excelente aliada para quem deseja aumentar a autoestima e beleza por meio...

Leia mais
Onde encontrar um oftalmologista do Bradesco Saúde em Teresina 

Onde encontrar um oftalmologista do Bradesco Saúde em Teresina 

Para vivermos vendo os bons momentos da vida, é necessário estarmos em dia com nossa saúde ocular. Dados trazidos pelo...

Leia mais