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Cinco vitaminas presentes em frutas e verduras são essenciais para o bom funcionamento dos olhos e para prevenir os problemas ópticos

Vitamina – A

Efeitos – Seu déficit provoca a diminuição da acuidade visual ao escurecer, conjuntiva ressecada, ulceração da córnea e inflamação das pálpebras

Onde se encontra – Cenoura, espinafre, tomate, fígado, gema de ovo, laticínios

Vitamina – C

Efeitos – É importante para prevenir a degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

Onde se encontra – Cítricos e outras frutas, tomate, couve crua, melão, verduras de folhas verdes

Vitamina – E

Efeitos – Potente antioxidante que, combinado a outras vitaminas, pode reduzir o risco de cataratas e de degeneração macular

Onde se encontra – Maçã, abacate, ameixa, tomate, aspargo, banana, melão

Vitamina – B2 (Riboflavina)

Efeitos – Protege os olhos e preserva das cataratas

Onde se encontra – Verduras, leite, farinha integral, levedura de cerveja

Vitamina – Luteína

Efeitos – Protege os olhos da radiação solar nociva. É eficaz para prevenir cataratas e DMRI

Onde se encontra – Espinafre, abóbora, tomate, pimentão, milho, brócolis

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte: abril