olhos34

A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano. Os órgãos da visão, os olhos, por isso, devem ser tratados com muito cuidado, por serem bastante sensíveis. As doenças e acidentes que afetam os olhos podem incapacitar o trabalhador para realizar suas funções. Um descuido com essa área do corpo pode levar a graves consequências, entre elas, a cegueira.

Lascas de madeira, ferro, vidro, respingos de argamassa e faíscas que se soltam do esmeril estão entre as principais causas de problemas nos olhos. São conhecidos como acidentes com corpos estranhos. Por isso, o uso dos óculos de proteção é fundamental. Ainda por cima existem as doenças que podem acometer o trabalhador. Medidas de higiene são a melhor maneira de evitar doenças que possam comprometer a saúde dos olhos.

Para prevenir, sempre é bom fazer consultas regulares ao oftalmologista – médico especializado em cuidar dos olhos. Pois além de doenças e acidentes, ele poderá também receitar óculos de grau, quando necessário, ajudando você a enxergar melhor no trabalho.

Dicas:

Em caso de alterações na visão ou acidentes, procure imediatamente o oftalmologista. Ele poderá verificar a existência ou não de algum corpo estranho ou de lesões nos olhos.

Submeta-se ao exame de acuidade visual pelo menos uma vez por ano. Com ele, é possível checar a necessidade ou não do uso dos óculos e o grau correto das lentes.

Nunca compre os óculos por conta própria em farmácia e muito menos no camelô. Eles devem ser comprados em farmácia ou óticas especializadas, de acordo com as prescrições da receita médica.         Jamais use os óculos de outras pessoas! Os óculos são objetos de uso individual e, assim como a escova de dente, cada indivíduo deve ter o seu.

Lave sempre e muito bem as mãos antes de levá-las aos olhos.

Seque-as bem, de preferência com papel toalha

fonte:equipedeobra